Bicampeão da categoria destacou as expectativas para a elite do automobilismo em 2025; veterano e novato da Sauber possuem vínculo importante.
janeiro 9, 2025
Fernando Alonso, ícone da F1, comentou sobre Gabriel Bortoleto. O brasileiro vai representar o Brasil na elite do automobilismo com a Sauber, após um período de oito anos sem uma referência, sendo Felipe Massa o último, em 2017, na Williams. Para o bicampeão, as expectativas são altas, mas ele ressalta a necessidade de cautela. Bortoleto, agenciado pela empresa de Alonso, é visto quase como um ‘pupilo’ do Príncipe das Astúrias.
“Talvez a pressão não seja enorme quando você não é super competitivo desde o primeiro dia, mas ele obviamente colocará pressão sobre si mesmo para tentar ser competitivo”, destacou Alonso.
Vale ressaltar que, ao que tudo indica, a Sauber terá o carro mais fraco do grid na próxima temporada, o que coloca Bortoleto diante de um grande desafio em sua estreia na F1.
“Será uma grande transição de qualquer outra categoria para a Fórmula 1, mas vimos que alguns novatos também estão muito bem preparados para o esporte. Por isso, não tenho receio de que ele aproveite a experiência e esteja pronto para isso. Ele é muito jovem, então, nos primeiros anos, precisa evoluir e aprender constantemente. A Fórmula 1, desde o início, ensina muitas coisas”, acrescentou.
O brasileiro vai chegar ao grid já com grandes credenciais. Além de ser gerenciado pela empresa do espanhol, também conquistou os títulos da Fórmula 3 e da Fórmula 2 de forma consecutiva, e ambos em seu ano de estreia.