As produções precisam cumprir, no mínimo, dois dos quatro padrões de inclusão estabelecidos pela Academia.
janeiro 10, 2025
O tão aguardado Sonic 3, amplamente aclamado por críticos e fãs como o melhor título da franquia, foi desqualificado da disputa pelo Oscar de Melhor Filme. Segundo a página especializada em entretenimento e mundo pop Mundo Conforto, o longa não cumpriu os critérios de elegibilidade estabelecidos pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas a partir de 2024, que têm como objetivo ampliar a representatividade e a inclusão na indústria cinematográfica.
Para disputar a categoria de Melhor Filme no prêmio mais prestigiado do cinema, a obra deve ser exibida por pelo menos sete dias consecutivos em uma das seis principais cidades dos Estados Unidos (Nova York, Los Angeles, Miami, Chicago, Atlanta ou Bay Area). Além disso, o longa não pode ser lançado em nenhum outro formato antes de sua estreia nos cinemas.
Para se qualificar ao Oscar de Melhor Filme, as produções precisam cumprir no mínimo dois dos quatro padrões de inclusão estabelecidos pela Academia. Esses critérios incluem:
Os indicados ao Oscar serão anunciados no dia 17 de janeiro. Sonic 3, considerado o melhor filme da franquia, ostenta 90% de aprovação. O elenco inclui grandes astros de Hollywood, como Jim Carrey, Idris Elba e Keanu Reeves. Juntamente com Sonic 3, outros longas-metragens também ficarão de fora da disputa, como A Garota da Vez, Madame Teia, Sorria 2 e Bad Boys: Até o Fim.