Temporal causa alagamentos, paralisação de serviços e caos em várias regiões da cidade.
janeiro 24, 2025
Uma forte tempestade que atingiu São Paulo na tarde desta sexta-feira (24) causou cenas de caos na estação Jardim São Paulo-Ayrton Senna, da Linha 1-Azul do metrô. Localizada na Zona Norte da capital, a estação foi completamente tomada pela água, obrigando passageiros a se agarrar em grades e corrimãos para evitar serem arrastados pela correnteza.
Imagens registradas por um dos presentes mostram cerca de 20 pessoas tentando atravessar o local em meio às águas. Algumas caminhavam pelos corrimãos, enquanto outras subiram em muretas ou se seguraram na estrutura de iluminação e nas grades para se proteger da força da água.
A tempestade levou o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo a declarar estado de atenção para alagamentos em todas as regiões da cidade a partir das 15h30. A Defesa Civil também emitiu alertas de emergência grave por meio de mensagens para os moradores das áreas afetadas.
Problemas no fornecimento de energia elétrica também foram registrados. Segundo a Enel, 179.667 imóveis na região metropolitana de São Paulo ficaram sem luz, sendo 140.997 apenas na capital. Além disso, linhas de trem e metrô tiveram a circulação prejudicada, com alagamentos em estações e até goteiras dentro dos vagões. O sistema Paese de ônibus precisou ser acionado para auxiliar os passageiros.
Em outras partes da cidade, o temporal também causou estragos significativos. Parte do teto do shopping Center Norte desabou, enquanto imagens do radar meteorológico do CGE indicaram chuvas intensas com potencial para queda de granizo nas zonas Oeste, Norte, Leste e no Centro. Segundo o CGE, a combinação de calor, alta umidade e a brisa marítima contribuiu para a formação das áreas de instabilidade, trazendo chuvas fortes e isoladas, acompanhadas de ventos, alagamentos, quedas de árvores e transbordamentos de rios e córregos.
As próximas horas devem seguir com condições instáveis em diversas regiões, exigindo atenção redobrada dos moradores para os riscos de novos alagamentos e demais impactos do tempo severo.